São Vicente recebe prêmio Brasil Sorridente em solenidade na capital.

Município se classificou em 4º lugar na categoria Cidades com mais de 300 mil habitantes

As secretarias da Saúde e Educação receberam nesta quarta-feira (20/08), premiação pelo desempenho no Programa Brasil Sorridente 2014, na etapa estadual. O Município se classificou em quarto lugar na categoria Cidades acima de 300 mil habitantes. A solenidade aconteceu na sede do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e contou com a presença de autoridades regionais e estaduais.

Odilon Mendes, coordenador de Saúde Bucal, representou o secretário da Saúde, Antonio Rua Vieira, durante o evento. Também participaram da premiação Maria José de Abreu Firmino, coordenadora de Odontologia da Atenção Básica e Fabio Luís Mendes Baptista, coordenador de buco-maxilo do Hospital Municipal de São Vicente.

O prêmio, instituído pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), tem a finalidade de homenagear todos os anos os municípios que se destacaram na implantação das políticas públicas de saúde bucal.

Em São Vicente, o projeto foi realizado em quatro etapas, nos bairros Jóquei Clube, Jardim Rio Branco, Humaitá e Vila Mathias.

Cerca de 30.200 kits de higiene bucal individual (conjuntos com estojo, creme e fio dental) foram entregues aos alunos do 1º ao 5º ano. Aos pequenos das creches foram entregues 170 kits específicos (bandeja, escova, protetor de escova e gel dental com técnica de gota, para evitar a contaminação cruzada entre as crianças).

Já para os estudantes do 6º ao 9º ano, foram entregues cerca de 150 mil escovas dentais. Além do material distribuído, foram realizados exames clínicos para avaliação de cárie, palestras de saúde bucal, técnicas de escovação supervisionada, evidenciação da placa bacteriana e aplicação de flúor em alunos das 77 creches, 16 Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI), 30 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), 11 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF), 21 Centros Educacionais e Recreativos (CER), 2 CER Especial, e 19 Escolas Estaduais de Ensino Fundamental (EEEF).

Brasil Sorridente – Lançado em março de 2004, o Programa Brasil Sorridente é a primeira política nacional feita especificamente para tratar de saúde bucal no país. O programa inclui, além das ações de prevenção e tratamento básico, o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal.