HISTÓRIA DO SINDIODON

Santos é uma cidade que nasceu para dar exemplos, de caridade, liberdade e nascedouro de grandes movimentos…..

Desde 1967, estávamos sem uma entidade sindical que nos representasse na região, uma vez que o Sindicato dos Cirurgiões – Dentistas de Santos, que existia desde 1938, havia sido desarticulado e a carta sindical fora enviada para o Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, após o golpe militar acontecido na década de 60. E assim, o SOESP instalou uma delegacia em Santos, que funcionava na sede da ACDSSV. Esse período de desativação, custou para a Odontologia de nossa região um hiato de mais de 20 anos, ficando nossa classe sem representatividade regional sindical.

A idéia de termos novamente nosso sindicato, surgiu em 1986 quando alguns colegas, liderados por Márcio Antonio Aló, sentindo-se impotentes frente as empresas que prestavam atendimento odontológico a seus associados através de sistema de convênios, interpelava nossos colegas que lideravam movimentos reivindicatórios por melhores valores nas unidades de serviço, com as frases: “Quem são vocês? Não os recebo mais, a menos que tenham respaldo jurídico.

A partir dessas situações, os colegas liderados pelas idéias de Marcio Aló começaram a organizar-se em comissões representativas da classe odontológica, realizando reuniões em restaurantes, como o que existia no canal 3, “Casa do Meno”, por um período de aproximadamente um ano e meio, amadurecendo a idéia de se criar uma entidade sindical.

As reuniões tornaram-se mais freqüentes e o número de profissionais agregados à idéia corporativa, aumentava consideravelmente.

Até que, em 30 de março de 1989, na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente, com a presença de 130 colegas, era fundado o Sindicato dos Odontologistas de Santos. A Assembléia de Fundação instalada por José Antonio dos Santos Júnior, foi presidida por Mário Roberto leite Augusto e secretariada por Sérgio Baltazar de Sá e Durval Vieira de Freitas. Foi constituída uma comissão de seis profissionais, encarregada de estudar e discutir os Estatutos Sociais e, no prazo de 30 dias, apresentarem eventuais emendas à carta estatutária.

Para administrar o novo sindicato na faze de organização da entidade foi empossada uma diretoria provisória, constituída basicamente pelos profissionais responsáveis pela idéia da fundação:

Presidente: Márcio Antonio Aló

Vice-Presidente: José Antonio dos Santos Júnior

1º Secretário: Sérgio Baltazar de Sá

2º Secretário: Durval Vieira de Freitas

1º Tesoureiro: Antonio José Duboc de Almeida Soares

2º Tesoureiro: Luiz Fernando Martins André

Diretor de Patrimônio: João Domingos Neto

Diretor Assistencial: Antonio Júlio Nascimento

Suplentes de Diretoria: Rubens Perri Cabral, Marcelo Barbieri, Ricardo Luiz Campedelli, André Gomes de Azevedo, Haroldo Ozório da Fonseca Filho, Amilton José de Sá, Maria do Carmo Ozores Barroso e José Eduardo Ramos Otero.

Conselho Fiscal: Rubens Casas, Durval Capp Filho e Paulo Roberto Mariano Costa.

Suplentes do Conselho Fiscal: Roberto Aló, Geraldo Coelho de Oliveira e Mario Roberto Leite Augusto.

Marcio_antonio_Alo

Em 13 de março de 1990, a concessão da carta sindical é assinada pela Ministra do Trabalho, Dorotéa Werneck.
As dificuldades no início das atividades do sindicato foram inúmeras, que só foram superadas pelo apoio da classe odontológica, dos colegas que se filiaram ao SINDIODON e das entidades co-irmãs, como aconteceu com a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente, que na pessoa do seu presidente Dr. Wanderley Ciocci, permitiu a instalação provisória do Sindicato dos odontologistas de Santos em suas dependências.

O Departamento Jurídico sob a responsabilidade do Dr. Aparecido Barbosa Filho e o Departamento Contábil sob a responsabilidade do contador Marco Antonio Lopes, trabalhando graciosamente, conseguiram a Carta Sindical.

A primeira funcionária registrada, foi a Srta. Regina Helena Bairrada Dias, que organizou a secretaria.

Em abril de 1990 o então presidente da Associação dos Cirurgiões – Dentistas de Santos e São Vicente, Mário Roberto Leite Augusto, em muito colaborou com o reconhecimento de nosso sindicato. Com o apoio de sua diretoria, envia um ofício ao Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, que na presidência estava Henrique Motilinsky, comunicando que a partir daquela data, reconhecia o Sindicato dos Odontologistas de Santos como a única entidade odontológica sindical da região, solicitando a quebra de contrato e a retirada da delegacia sindical do SOESP da sede da ACDSSV.

Foi a primeira diretoria do SINDIODON, a responsável também pela instalação e oficialização da entidade, bem como o reconhecimento junto à classe odontológica.

Algumas reivindicações já surgiram frente aos convênios locais, como a FEMCO e PETROBRAS e campanhas para angariar novos sócios.

A cobrança da contribuição sindical iniciou-se na primeira gestão, porém a arrecadação foi utilizada pela diretoria seguinte.

O trabalho e as conquistas do Sindicato dos Odontologistas de Santos, fez com que profissionais de outras cidades do Estado de São Paulo também se organizassem e fundassem seus sindicatos.

Alguns movimentos contra cobrança abusiva de taxas públicas, como a do recolhimento de cobrança de lixo séptico, foram iniciadas naquela gestão, bem como intervenções junto à Prefeitura de Santos solicitando revisões em certos procedimentos administrativos, principalmente com relação aos Cirurgiões – Dentistas “eventuais”.

Foram também indicados colegas para atuarem nas cidades da base territorial do sindicato, como representantes sindicais.

Este é um resumo das realizações da diretoria provisória do SINDIODON, cuja gestão encerrou-se em 26 de maio de 1990.

Na próxima edição estaremos apresentando a II parte da História do Sindicato dos Odontologistas de Santos, nas gestões do Presidente Rubens Casas.