Práticas integrativas e complementares a saúde Bucal

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES À SAÚDE BUCAL

Acupuntura
A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa. O método utilizado é a estimulação neurológica, com efeitos sobre neurotransmissores, neuromoduladores e reação do sistema imunitário [pró e anti-inflamatória]. A técnica visa o equilíbrio físico e mental do paciente. O equilíbrio [harmonia] evita a doença. A acupuntura é reconhecidamente muito eficaz no tratamento de dores e inflamações agudas ou crônicas, o que atrai o interesse dos cientistas.
Antroposofia
Baseada nas idéias da “ciência espiritual” de Rudolf Steneir, a antroposofia [conhecimento do ser humano] é uma filosofia que surgiu no contexto do movimento teosófico de Helena Blavatsky no século XX. Steiner definiu a antroposofia como “um caminho de conhecimento para guiar o espiritual do ser humano ao espiritual do universo”. A abordagem interdisciplinar analítica e sistêmica trata o ser humano como um todo, estimulando as forças curativas do próprio organismo.
Terapêutica floral
A terapêutica floral moderna tem por objetivo complementar e facilitar a Odontologia, tornando-a mais completa e humana. Alivia o hipernervosismo, diminuiu a dor e a irritabilidade, controla a ansiedade e o estresse, reduz a rigidez facial e a tensão do maxilar e auxilia no abandono de hábitos como chupar dedos e chupetas, entre outros. Pode ser utilizada de forma preventiva ou curativa em todos os procedimentos clínicos ou cirúrgicos, visando sempre o conforto e a cura integral do paciente.
Hipnose
Hipnose é um estado diferenciado de consciência, está entre o estado de vigília e de sono, com elevada receptividade à sugestão por parte da pessoa que nele ingressa, por si mesma ou com intervenção de outra pessoa ou equipamento. Cientificamente fundamentada, a hipnose tem sido utilizada como técnica curativa há muito tempo. Na odontologia, a hipnose é uma excelente ferramenta no controle da ansiedade e pode, em muitos casos, substituir ou potencializar as anestesias, diminuir sangramentos e a salivação, facilitando o tratamento.
Homeopatia
O tratamento oferecido pelo Cirurgião – Dentista Homeopata é mais humano e não tem efeitos colaterais. O profissional avalia a saúde oral, os sintomas e os aspectos emocionais do paciente. Atua nas enfermidades orais, no pré e pós-operatório inibindo a ansiedade.
Os praticantes concordam que resultados melhores são obtidos quando a especialidade é associada a outras como periodontia, odontopediatria, endodontia, cirurgia, estomatologia, disfunção temporomandibular, tramatologia, dor orofacial, etc.
Laserterapia
Esta técnica é derivada da aplicação dos fenômenos de interação entre a luz e os tecidos biológicos. O produto dessa interação são efeitos analgésicos, antiinflamatórios, biomodulares e térmicos. Devido a esses efeitos, a laserterapia pode ser aplicada em todas as especialidades odontológicas.

Fonte: APCD Jornal – dez/07